Nawfed Pwer

"Nós somos a totalidade nove vezes."

Revista “Ophiusa” da OBOD Portugal é lançada e próxima edição publicará texto do site Nawfed Pwer

ophiusa0

Revista da OBOD em Língua Portuguesa, edição n. 0, Dez 2016.

A Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas de Portugal lançou no dia 18 de Dezembro de 2016 a Revista Ophiusa, um material periódico sobre assuntos diversos acerca do Druidismo Moderno em língua portuguesa. De acordo com os organizadores do evento no Facebook, “Esta é, pois, uma revista dedicada à divulgação do druidismo em língua portuguesa, não só em Portugal, mas em todo o espaço lusófono, através de ensaios, crónicas, fotografia, ilustrações, e claro, através do conhecimento muito particular que só a poesia consegue transmitir”. Os responsáveis pela edição e publicação da Revista Ophiusa são Fábio Barbosa, estudou na Universidade dos Açores e é publicitário, roteirista, poeta, editor e designer e Alexandre Gabriel, professor em ciências musicais Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e responsável e orientador do Curso de Druidismo da OBOD Portugal. Em tempo, registra-se a participação especial e colaboração de José Manuel Anes, doutor em Antropologia Social e Cultural pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A edição n. 0 da Revista Ophiusa não deixa a desejar, iniciando sua trajetória com textos interessantes e ricos em conteúdo, trazendo a tona nome de druidas pesquisadores lusófonos, nessa edição autores portugueses e brasileiros, como: Alexandre Gabriel, Ana Simões, Claudio Quintino Crow, Francisco Canelas de Melo, Gilberto de Lascariz, Isa Baptista, Joel Marteleira, José Alexandre Frazão Matos, Morgana da Lusitânia e Ollem. Em seu artigo de introdução, o autor Alexandre Gabriel, com maestria explica o porquê do nome Ophiusa, que era o antigo nome dado pelos gregos à região onde hoje se localiza Portugal, podendo ser traduzida por “Terra das Serpentes”. O significado das serpentes para os druidas, segundo Alexandre Gabriel, estava intrínseco ao símbolo do Ouroboros, a sabedoria e, se podemos dizer, aos famosos Ovos de Serpente que são relatados por Plínio, o velho, sobre os druidas.

Na sua próxima edição, que será lançada nos inícios Fevereiro de 2017, um texto de autoria de Llewellyn Mawr ap Blodeuwedd foi selecionado para publicação. Recebemos por e-mail o interesse do editor Fábio Barbosa em divulgar o texto de título “O Druidismo Moderno”, já publicado neste site no dia 26 de Dezembro de 2016, do qual você já pode fazer a leitura aqui. Agradecemos o trabalho e empenho dos colegas druidas de Portugal, pela criação e administração desse periódico, que com certeza é de interesse de todo o público druídico dos países que tenham uma ligação com a cultura portuguesa, como o Brasil. Então vamos acompanhar esse trabalho!

A Revista Ophiusa surge como uma possibilidade e espaço para toda a comunidade lusófona praticante da espiritualidade do Druidismo Moderno poder realizar seus estudo e pesquisas. No site da OBOD Portugal (acesse aqui) você poderá encontrar mais informações para saber como adquirir a revista, fazer seu pedido e valores. Além disso, o editor convida a todos e todas para participarem e colaborarem com a revista, lembrando que “esta revista é vossa”, um espaço aberto para toda comunidade druídica falante da língua portuguesa.

/|\